5 dicas para não cair na malha fina do Imposto de Renda

Na hora de declarar seu Imposto de Renda 2024, conte com a Santos Assessoria e não caia na malha fina.

Você já caiu na malha fina?

Certamente, caso não tenha caído, conhece alguém que caiu!

 

Malha fina é a expressão popular de “malha fiscal do Imposto de Renda”. Quando uma declaração de IR cai na malha fina, significa que a Receita encontrou alguma inconsistência nos dados e isso pode ser gerado por algum erro no preenchimento, suspeita de fraude ou rendimento incompatível com a movimentação financeira do contribuinte. A avaliação é feita por meio de supercomputadores, que efetuam o cruzamento de vários dados dos declarantes. As informações enviadas são confrontadas com outros dados do sistema da Receita, fornecidos por instituições como bancos, operadoras de planos de saúde, construtoras e administradoras de crédito. 

 

A primeira consequência ao ter a declaração retida pelo Fisco é não receber a restituição. Se o contribuinte não fizer nada para corrigir a declaração, é gerada uma multa de 75% sobre o valor do imposto devido. A penalidade pode ser maior se a Receita concluir que houve omissão intencional de informações. Além disso, existe o risco do CPF do contribuinte ser colocado no Cadin, o banco de dados de dívida ativa, que registra o nome das pessoas com débitos em órgãos federais.

 

Para não correr nenhum risco de cair na malha fina, a equipe de especialistas da Santos Assessoria presta o serviço de declaração de imposto de renda.
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Seguem 5 dicas para evitar cair na malha-fina:

 

1.     Informe todos os rendimentos: confira se todos os seus rendimentos estejam devidamente declarados. Isso inclui salários, aposentadorias, aluguéis, pensões, ganhos com investimentos, entre outros. Se houver rendimentos de múltiplas fontes, confira se todos foram incluídos na declaração, pois um dos principais motivos de malha fina é a omissão de rendimentos;

 

2.     Bens e direitos: verifique se todos os seus bens e direitos foram corretamente informados na declaração. Isso inclui imóveis, veículos, investimentos, contas bancárias, entre outros. Certifique-se de informar o valor correto de aquisição e eventuais alterações patrimoniais, inclusive em conformidade com contratos, recibos de transferências e escrituras;

 

3.     Despesas médicas precisam ter comprovação: se você possui despesas médicas a deduzir, verifique se todos os recibos estão corretamente inseridos na declaração. Certifique-se de que os valores declarados correspondam aos recibos e que não haja duplicidade de lançamentos.

 

4.     Pensão Alimentícia: se você paga pensão alimentícia, certifique-se de informar corretamente esses valores na declaração. Além disso, tenha em mãos os documentos que comprovem esses pagamentos, caso seja necessário.


5.     Tenha muito cuidado com  erros de digitação: isso pode gerar divergências e chamar a atenção da Receita. Certifique-se de que todos os dados inseridos na declaração estejam corretos e correspondam aos seus documentos.

 

Se precisar de ajuda na elaboração da sua Declaração de IRPF 2024, nós temos especialistas prontos para lhe atender. 
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