Santos Assessoria Empresarial

Confie a contabilidade da sua empresa a quem oferece segurança e qualidade nos serviços!

Auxílio-doença

  Auxílio-doença O segurado da Previdência Social incapacitado para o trabalho em virtude de doença ou acidente está amparado através do Benefício Auxílio-doença, que será devido ao segurado empregado a contar do 16º dia do afastamento da atividade. Durante os primeiros 15 dias consecutivos ao do afastamento da atividade por motivo de doença, incumbirá à …

Simples nacional passará por pente-fino da equipe econômica

Estudo nas mãos do governo mostra que, a cada ano, quase 20 mil empresas podem estar sendo criadas apenas para se beneficiar das alíquotas mais baixas. Principal responsável pelos gastos tributários do governo federal, o Simples está entre os programas que vão passar por um pente-fino da equipe econômica. Um estudo que está nas mãos …

MEI – Ocupação impedida e os efeitos do desenquadramento

Sua atividade deixou de ser permitida ao MicroEmpreendedor Individual -MEI? Você sabe a partir de quando vale esta mudança? A Resolução CGSN nº 145 de 2019, esclareceu esta questão. De que forma? Revogando o § 4º do Art. 101 da Resolução nº CGSN 140 de 2018 que provocava muita discussão. Se a atividade deixou de ser …

Alta de tributo bancário vai encarecer crédito e reduzir o retorno de ativos

O possível aumento tributário para os bancos pode diminuir a rentabilidade dos investidores dessas instituições e encarecer o crédito aos tomadores. A expectativa, porém, é que os efeitos só comecem a ser sentidos pelo consumidor entre um e dois anos. A proposta de subir de 15% para 20% na Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) …

Cancelamento NFCe (Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica): Mudança no prazo de 24h para 30 min

Cancelamento NFCe (Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica): Mudança no prazo de 24h para 30 min Gostaria de esclarecer que a Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) divulgou que o tempo para cancelamento da NFC-e (Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor) foi reduzido de 24 horas para apenas 30 minutos, medida tomada em acordo com ajuste do …

Comissão aprova normas para proteger idoso que se mantém no mercado de trabalho

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 6685/09, do Senado, que institui normas para proteger o idoso que se mantém no mercado de trabalho. A proposta limita a carga de trabalho de empregados com 60 anos ou mais a oito horas diárias. Esse limite …

Tributação pelo Lucro Presumido em 2019

Primeiramente, cabe observar que o Lucro Presumido é o regime de tributação simplificado para determinação da base de cálculo do Imposto de Renda (IRPJ) e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) das pessoas jurídicas. Logo, é possível optar por ele no caso da sua receita total no ano-calendário anterior, não ter sido superior ao limite de R$ 78.000.000,00 (setenta e oito …

4 indicadores de liquidez que seu negócio precisa acompanhar!

Uma estratégia eficaz para manter o equilíbrio financeiro de uma empresa é a aplicação dos indicadores de liquidez. Essas são métricas que analisam a capacidade dos ativos serem transformados em dinheiro sem perder o seu valor. A tática permite que a companhia tenha uma melhor administração das finanças do empreendimento e garanta a sua sobrevivência …

Inflação do aluguel é de 6,46% em 12 meses

O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), usado no reajuste dos contratos de aluguel, registrou 0,75% na segunda prévia de junho. A taxa é superior ao apurado na segunda prévia de maio (0,58%), de acordo com dados divulgados hoje (18), no Rio de Janeiro, pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com a prévia de junho, o IGP-M …

MEI que tiver contribuições vencidas no dia 20, deve antecipar o pagamento

Os Microempreendedores Individuais (MEI) que tiverem suas contribuições vencidas na quinta-feira (20), feriado de Corpus Christi, deverão antecipar o pagamento para até o dia 19 (quarta-feira) e não deixar para efetuar posteriormente à data. Quando vencidos em finais de semana ou feriados, os impostos devem ser recolhidos nos dias úteis anteriores. A quitação mensal da …

Níveis de inadimplência podem subir em 2019

O descolamento das expectativas otimistas de 2018 e da realidade econômica deste ano já reflete em novos calotes e pode piorar nos próximos meses. Melhora do cenário fica apenas para 2020 As empresas e os consumidores podem ficar ainda mais endividados neste ano. O reflexo vem da demora na retomada da atividade econômica e da …