Equipamentos de Proteção Individual – EPI

Voltar


Equipamentos de Proteção Individual – EPI

Como sempre é nossa obrigação alertar nossos clientes sobre as diversas questões que podem de alguma forma acarretar transtornos ou até mesmo problemas judiciais, e sobre isso que trataremos neste comunicado.

Os EPIs são todos os produtos ou equipamentos de segurança que visem minimizar a quantidade de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais. Embora obrigatórios por lei, ainda são tratados com negligência por muitas empresas.

O fornecimento do equipamento de proteção individual é obrigatório e de exclusiva responsabilidade do empregador, conforme previsto na CLT, art 166, e nesse sentido é importante ressaltar, que o empregador deve manter um ambiente de trabalho salubre e livre de riscos para a integridade física e psíquica do empregado, sendo o EPI uma das formas de corroborar com isso.

O EPI deve ser fornecido pelo empregador gratuitamente ao empregado. Inclusive, fiscalizando o seu uso e garantindo a mantença em bom estado, ou seja, caso esteja fora do prazo de validade ou danificado, é obrigação fazer a substituição por novo equipamento de proteção dentro dos padrões de qualidade.

Exemplos de EPIs comuns: capacete, protetor auricular, luvas, botas, entre outros, e nos escritórios existem alguns tipos específicos como cadeiras giratórias com assentos ajustáveis e outros acessórios, como apoio para os pés e para as costas, que auxiliam na adequação da postura.

Com a utilização sistemática dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), o mobiliário adequado às características fisiológicas individuais, as pausas para descanso, que não atrapalhem o desenvolvimento do serviço e a prática da ginástica laboral previnem a sobrecarga e as lesões no sistema musculoesquelético, advindas das tarefas repetitivas no ambiente de trabalho.

Mais uma vez, colocamos a disposição nosso Departamento de Relacionamento com Cliente para esclarecer eventuais dúvidas no telefone 11-2884-3761, Whatsapp 11-98668-0326, Skype: atendimento.santosassessoria1 ou no e-mail: drc@santosassessoria.com.br.

Atenciosamente,

Santos Assessoria Empresarial

Rua Manuel de Paiva, 109 – Vila Mariana – São Paulo – SP
CEP 04106-020 – PABX (11) 2884-3777

E-mail: escritorio@santosassessoria.com.br
Homepage: http://www.santosassessoria.com.br
E-mail Divisão jurídica: juridico@santosassessoria.com.br