Criptomoedas: 15% de IR sobre moedas virtuais em 2018

Voltar


Criptomoedas: 15% de IR sobre moedas virtuais em 2018

A aplicação em criptomoedas deve ser declarada no Imposto de Renda (IR) 2018. Moedas virtuais como a bitcoin devem ser relacionadas na declaração deste ano.

Segundo a Receita Federal (RFB), as moedas virtuais são equiparadas a um ativo financeiro e devem ser declaradas pelo valor de aquisição.

A venda das moedas virtuais também deve ser declarada no campo de ganho de capital, com valor em real. E as transações serão tributadas a partir de R$ 35 mil.

Ainda que não sejam tratadas como moeda nos termos do marco regulatório atual, ainda assim, devem ser declaradas, pois possuem similaridades a um ativo financeiro.

Receita Federal do Brasil determina que o contribuinte declare a quantia que dispõe em bitcoinethereumlitecoin, bem como outras criptomoedas que possua, por meio do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).

ATENÇÃO!!

  • A apuração e o recolhimento dos rendimentos com bitcoin deve ser feita em todos os meses nos quais a soma das vendas exceder 35 mil reais.
  • Na declaração anual do imposto de renda de 2018, deve-se apontar os ganhos de 2017 e o saldo em bitcoins do dia 31 de dezembro.
  • Quem possui mil reais ou mais em bitcoins, deve incluí-los na declaração de imposto de renda.
  • Caso você não tenha declarado os ganhos com bitcoin nos últimos cinco anos, precisa pagar o imposto com multa e juros.

Mais uma vez, colocamos a disposição nosso Departamento de Relacionamento com Cliente para esclarecer eventuais dúvidas no telefone 11-2884-3761, Whatsapp 11-98668-0326 ou no e-mail: drc@santosassessoria.com.br.

Atenciosamente,

Santos Assessoria Empresarial

Rua Manuel de Paiva, 109 – Vila Mariana – São Paulo – SP
CEP 04106-020 – PABX (11) 2884-3777

e-mail: escritorio@santosassessoria.com.br
Homepage: http://www.santosassessoria.com.br
Divisão jurídica: e-mail: juridico@santosassessoria.com.br